sábado, 16 de março de 2013

Mobilização Contra a Dengue



A equipe da Secretaria de Saúde, juntamente com servidores de outros setores da prefeitura municipal realizou um importante trabalho, de 25 de fevereiro a 01 de março, para eliminação de focos do mosquito Aedes aegypti, transmissor da dengue. O trabalho foi realizado tanto na zona urbana do município quanto na rural.
Segue nota da Secretaria de Saúde sobre a mobilização.




NOTA 
A Secretaria de Saúde de Guapé em parceria com o Departamento de Obras; Secretaria de Educação; Secretaria de Turismo, Esporte Lazer e Meio Ambiente; e Codema realizou na semana de 25/02/2013 a 01/03/2013 uma grande mobilização para eliminação de focos e criadouros do mosquito Aedes aegypti na área urbana de Guapé. Nossa ação foi embasada nos dados parciais levantados nesse início de 2013 no LI (levantamento de Índice), onde constatamos um alto de infestação por Aedes Aegypti. Nosso primeiro passo foi realizar um grande mutirão de limpeza em toda cidade, tendo em vista que os principais focos estão localizados em residências habitadas e em recipientes recicláveis espalhados pelos quintais.
Na semana que precedeu o dia 25/03 foram distribuídos pelas Agentes Comunitárias de Saúde - PSF, um informativo com as orientações da nossa ação, contendo a programação e nosso objetivo (segue em anexo). A cidade foi dividida em 5 blocos para facilitar os trabalhos. Na semana marcada nossos Agentes de Saúde do PSF e de Combate a Endemias saíram a campo fazendo orientações casa a casa e inspecionando todas as residências, e se fosse necessário, orientando e ajudando os proprietários a recolher todo o material que possa acumular água. Podemos afirmar que nossa ação foi bem sucedida, pois retiramos mais de 10 caminhões de recipientes e materiais que possam dar causa ao acúmulo de água e servir de criadouros do Aedes. Nesse momento estamos estendendo nossa mobilização aos povoados das comunidades rurais, seguindo a mesma metodologia de trabalho.
Sabemos que o combate a Dengue é um trabalho contínuo, que deve ser realizado durante todo o ano. Porém, algumas ações específicas devem ser realizadas até mesmo para que a população seja alertada.
Secretaria de Saúde de Guapé 

0 comentários:

Postar um comentário