quinta-feira, 25 de abril de 2013

Conferência Nacional das Cidades aproxima população de Guapé com gestores municipais


No intuito de promover a interação entre os guapeenses com os representantes do poder público, buscar idéias e propor soluções para o desenvolvimento de Guapé, a Prefeitura Municipal realizou nesta quinta-feira (25 de abril), a etapa preparatória municipal da 5ª Conferência Nacional das Cidades, com o tema “Desenvolvimento Urbano e Integração Municipal”. 

Estiveram presentes no evento, o prefeito Luciano Maciel, secretários e autoridades municipais, vereadores, representantes das comunidades rurais e a população em geral. A abertura da conferência contou com a apresentação do coral dos integrantes do Projeto “Vida Ativa”, regido pelo Maestro Del Rey, da Secretaria Municipal de Assistência Social.

O prefeito Luciano Maciel, enalteceu o evento e os participantes; “Nunca houve em Guapé, tantos recursos como estamos conseguindo agora. Conferências como esta, são importantes para a população participar, opinar e saber o que está acontecendo em nossa cidade. Agradeço e parabenizo a todos que compareceram ao evento”.

Em seguida, foi feita a leitura do regimento interno da 5ª Conferência Municipal das Cidades “Guapé”, com o propósito de passar aos presentes o conteúdo do evento. Ainda para a explanação sobre os eixos de discussão da conferência, o diretor de projetos e prestação de contas da Prefeitura Municipal de Guapé, Alex Luiz Silva Barbosa, explicou para a população as questões da conferência, como: os seus objetivos; suas finalidades; definição de prioridades da política de desenvolvimento urbano; eixos de discussões; entre outros pontos levantados pela própria população. 

Também foi apresentada aos guapeenses, a palestra sobre o Plano Municipal de Saneamento Básico, pelo consultor técnico da prestadora COPA, Claudio Galeno Zatiti Brasileiro, que relatou como será implantada a rede de tratamento de esgoto em Guapé. 

Depois das apresentações e palestras, foram feitas oficinas e trabalhos em grupos, com eixos temáticos. Todos os participantes da conferência foram distribuídos em quatro grupos, que debateram sobre os desafios de transformar a cidade em espaços mais justos e assegurar o direito do município. Entre os assuntos do debate, estavam temas como habitação, saneamento básico e ambiental, mobilidade, acessibilidade, regularização fundiária e planejamento territorial, todos estes assuntos de âmbitos federal, estadual e municipal. 

Entre os participantes da conferência, estava participando o Pastor da Primeira Igreja Batista em Guapé, José Luiz Pereira, que opinou sobre a realização do evento; “Nessa Reunião notei inteligência e um planejamento estratégico plausível, participação da comunidade e oportunidade de diálogo pleno com todos os setores. Notei uma convergência de opiniões e que o bem comum era o foco, ou seja, toda comunidade será inserida, isso consiste a verdadeira democracia. Tudo que é bem planejado, a chance de sucesso é grande”. 

Encerrando o evento, foi feita uma plenária com a leitura e aprovação dos relatórios dos grupos que e uma eleição de dois representantes (titular e suplente) do poder público e da sociedade civil, para representar o município em Belo Horizonte, na Conferência Estadual das Cidades, que terá como tema: “Desenvolvimento urbano e integração regional das cidades de Minas Gerais”, que será na última semana de setembro deste ano.

O prefeito Luciano Maciel, enalteceu o evento e os participantes

Apresentação da palestra sobre o Plano Municipal de Saneamento Básico, 
pelo consultor técnico da prestadora COPA, Claudio Galeno Zatiti Brasileiro

Foram feitas oficinas e trabalhos em grupos, com eixos temáticos

0 comentários:

Postar um comentário