quarta-feira, 12 de junho de 2013

Unidade Móvel de Mamografia alcança excelente resultado em Guapé


Nas últimas quatro semanas, a população de Guapé teve uma grande conquista, no que diz respeito a saúde. A Secretaria de Estado de Saúde de Minas Gerais com apoio da Prefeitura Municipal, encerrou na última sexta-feira (24) os atendimentos na Unidade Móvel de Mamografia em Guapé, com expectativas superadas.

De acordo com dados da Secretaria Municipal de Saúde, durante quatro semanas (Entre os dias 13 de maio a 07 de junho) foram atendidas 900 mulheres, média de 45 atendimentos diários. A Unidade Móvel de Mamografia atendeu entre 7h30 e 17h. Os 300 primeiros resultados dos exames já estão sendo entregues. Cada paciente terá que procurar seu PSF para buscar o exame.

A técnica em radiologia que esteve trabalhando na Unidade Móvel de Mamografia, Mariana Esteves, ressaltou a importância do exame, “A mamografia é uma das formas mais eficazes de detectar o câncer de mama. Quanto mais cedo é feito o diagnóstico, maior é a chance de sucesso do tratamento. Trabalhamos com a prevenção”.

Já a coordenadora da Unidade Móvel de Mamografia, Giane Barbosa, falou sobre a recepção das guapeenses para fazer o exame, “Fomos muito bem recepcionadas pela população. Ouvimos relatos de pessoas que estão esperando para fazer o exame há muito tempo. Outras mulheres também, que disseram terem feito o exame, porém pago e sem a estrutura que temos na Unidade Móvel de Mamografia, que é a melhor no segmento.”

Uma das 900 mulheres atendidas pela Unidade Móvel de Mamografia, foi Cleide Terezinha Faria, que aprovou a iniciativa da Prefeitura e o atendimento prestado, “É a primeira vez que faço o exame de mamografia, já que antes teria que me deslocar para outra cidade, o que dificulta muito, pelos gastos e tempo. Com a Unidade Móvel em Guapé, tudo foi mais pratico, não sai da minha cidade, não tive custo nenhum, além de ser muito bem atendida. Com certeza foi algo ótimo para a cidade”, ressaltou.

Segundo o INCA (Instituto Nacional de Câncer), o Câncer de mama é o tipo de câncer que mais mata no Brasil. A cada hora, 06 brasileiras recebem a notícia de que têm a doença. A única forma de aumentar as chances de cura do câncer de mama é com o diagnóstico precoce. A partir da mamografia é possível descobrir a doença na fase inicial.

A unidade móvel de saúde é um veículo totalmente equipado e preparado para realizar as mamografias, garantindo maior agilidade e comodidade às mulheres para realização do exame. A iniciativa faz parte do Programa de Combate ao Câncer de Mama de Minas Gerais.

0 comentários:

Postar um comentário