terça-feira, 24 de setembro de 2013

Secretaria Municipal de Saúde realiza Programa de Implantação dos Ambientes 100% livres do Tabaco em Guapé


A Secretaria Municipal de Saúde realizou nesta terça-feira (24/09) uma reunião de mobilização e conscientização com todos os profissionais e trabalhadores da saúde quanto aos ambientes 100% livres da fumaça do cigarro nas Unidade Básicas de Saúde.

O Programa é um dos Indicadores do Projeto de Fortalecimento da Vigilância em Saúde (Implantar Ambientes Livres do Tabaco nas Unidades de Saúde), Elenco I, pactuado junto a Secretaria de Estado da Saúde de Minas Gerais.

O objetivo do programa é tornar o ambiente livre da fumaça do cigarro, eliminando a poluição tabagística ambiental e reduzindo a prevalência de fumantes. E ainda, disseminar entre os funcionários das Unidades Básicas, informações sobre os malefícios do tabagismo, tabagismo passivo, dependência de nicotina e cessação de fumar. Sensibilizar e engajar fumantes para que respeitem a restrição ao consumo de derivados de tabaco na instituição, bem como promover dentro da área de abrangência de cada unidade ações de prevenção quanto ao uso de tabaco.

O tabagismo passivo é o foco do Programa, sendo este considerado como a exposição involuntária de pessoas não fumantes às substâncias produzidas pela combustão do tabaco em ambientes fechados. É atualmente considerado como a terceira causa de morte evitável nos países desenvolvidos, ficando atrás apenas do tabagismo ativo e do alcoolismo.

O município está trabalhado com uma Comissão Executiva multiprofissional que vem realizando um excelente trabalho antitabagismo, por meio de atendimento em grupo. Os interessados em fazer parte do programa para deixarem de fumar, basta procurar a sua unidade de saúde.
 





 



 


0 comentários:

Postar um comentário