sexta-feira, 24 de janeiro de 2014

Secretaria Municipal de Saúde promove ação educativa nas fábricas de costura em Guapé


A Secretaria Municipal de Saúde, realizou nesta última quinta-feira (23/01), uma ação educativa voltada aos trabalhadores das Fábricas de Costura. A ação promovida pela Vigilância em Saúde é uma das atividades programadas para a Saúde do Trabalhador dentro do Município neste ano. 

Nesta quinta-feira os Técnicos da Vigilância em Saúde visitaram três empresas do município, as quais somam em torno de 200 funcionários. Na oportunidade foi entregue a cada trabalhador uma cartilha de orientações básicas sobre atividade laboral que engloba orientações sobre posturas em diversas circunstâncias, orientações sobres exercícios no local de trabalho, alongamentos e a importância que a vacinação do adulto esteja em dia. 

O trabalho de promoção e prevenção à Saúde do Trabalhador direcionados às fabricas de costura, será realizado em de forma contínua e seguindo um cronograma. Na primeira etapa os proprietários, conscientizados sobre a necessidade de ações específicas voltadas a prevenção de doenças no ambiente de trabalho e estabelecer parceria para o bom desenvolvimento dessas ações. 

Na segunda etapa os trabalhadores receberam a cartilha contendo informações técnicas sobre postura laboral, para que os mesmos assimilem e sintam a necessidade de aderir ao projeto. Na terceira etapa, serão realizados palestras educativas ministradas pelos profissionais da fisioterapia e/ou educação física. Na sequência serão trabalhadas as orientações práticas (exercícios laborais, alongamentos etc.) “in loco” feitas pelos fisioterapeutas do município. 

É válido ressalta a importância de ações educativas e preventivas voltadas para o setor produtivo, isso além de prevenir e reduzir o número de doenças provenientes do fator laboral, trás uma melhor qualidade de vida aos trabalhadores.



0 comentários:

Postar um comentário