terça-feira, 3 de junho de 2014

Campanha "Guapé contra a Dengue" é realizada com sucesso



A Secretaria Municipal de Saúde mobilizou seus profissionais, diversos setores municipais, escolas e a população em geral para combater a dengue através da campanha "Guapé contra a Dengue". Durante todo mês de maio, várias ações foram propostas para acabar com o Aedes aegypti, mosquito transmissor da dengue.

Após reuniões entre todos os envolvidos na campanha, foi traçado um planejamento e discutido formas de alertar a população quanto aos riscos da dengue. A primeira etapa da campanha consistiu na entrega de sacos de lixo e orientações dos Agentes Comunitários de Saúde nos domicílios guapeenses. Além disso, os Agentes Comunitários de Saúde fizeram a aplicação do fumacê, tamparam caixas d'água e vistoriaram vários lotes com muitos materiais sendo recolhidos.

Na segunda etapa da campanha, foram feitas coletas de entulhos e objetos que poderiam ser possíveis criadouros para o mosquito da dengue. O recolhimento foi baseado em um cronograma com dias específicos de coleta em cada rua das zonas urbana e rural.

Na semana seguinte, a campanha entrou na terceira etapa, com os agentes de saúde, alunos e professores da escolas do município passando nos domicílios, para "adesivar" as casas conforme sua limpeza e o possível risco de criadouros para o mosquito da dengue.

Por fim, como ato simbólico de encerramento da campanha, alunos e professores das escolas guapeenses e funcionários das Secretarias de Saúde e Educação se reuniram para participar da passeata da Campanha "Guapé contra a Dengue" pelas principais ruas da cidade.

O Secretário Municipal de Saúde Rogério Pontes ficou satisfeito com os resultados da campanha, porém ressaltou que o combate ao Aedes aegypti não pode parar, "Com o empenho de todos, conseguimos realizar uma campanha admirável, temos que parabenizar todos os envolvidos. Entretanto é válido ressaltar que a dengue se combate todos os dias. As pessoas não podem deixar de prevenir a doença, lembrando sempre de obedecer as orientações. Só assim vamos conseguir ficar livres da dengue" ressaltou.

O projeto foi promovido pela Secretaria Municipal de Saúde com apoio da Secretaria Municipal de Educação, Departamento de Obras, Departamento de Transportes, Departamento de Limpeza, Usina Municipal de Reciclagem, CODEMA e Departamento de Comunicação.

 













0 comentários:

Postar um comentário