quarta-feira, 9 de julho de 2014

Guapé receberá novamente Festival Nacional da Canção


Pelo terceiro ano seguido Guapé estará recebendo uma das etapas do tradicional Festival Nacional da Canção (FENAC). O evento será realizado no próximo mês (agosto), nos dias 22 e 23 (Sexta-feira e sábado), na Praça Doutor Passos Maia.

Juntamente com o 44º Festival Nacional da Canção, o evento contará com o 5º Festival Nacional da Cultura, evento paralelo que mostrará, também gratuitamente, na principal praça da cidade, apresentações de dança, mágica, música instrumental e erudita.

As apresentações dos músicos participantes do festival acontecerão durante a noite, a partir das 21 horas na Praça Dr. Passos Maia. Já as atrações do 5º Festival Nacional da Cultura serão apresentadas ao decorrer do dia, também na Praça Dr. Passos Maia (ao lado da Igreja).

Seis cidades mineiras sediarão o festival, que é apoiado pela Lei Estadual de Incentivo à Cultura e pela Lei Rouanet: Extrema (1º e 2 de Agosto), Formiga (8 e 9 de Agosto), Varginha (15 e 16 de Agosto), Guapé (22 e 23 de Agosto) e Três Pontas (29 e 30 de Agosto).

Já as semifinais e a grande final, acontecem entre 5 e 7 de setembro, em Boa Esperança, onde foi realizada a primeira e histórica edição do festival, em 1971, quando o país vivia em plena ditadura militar. Na época, as músicas inscritas eram previamente submetidas aos censores, que chegaram a vetar algumas.

De acordo com os organizadores do festival, que é considerado um dos maiores do país no gênero, a comissão julgadora está sendo formada por conhecidos músicos, compositores, críticos musicais, escritores e jornalistas. Além dos prêmios em dinheiro e troféus, será oferecida ajuda de custo aos participantes.

Na etapa de Guapé serão apresentadas 28 músicas - 14 por noite - dentre as quais o júri escolherá os semifinalistas que irão se apresentar em Boa Esperança. A lista de todas as músicas escolhidas para concorrer ao troféu Lamartine Babo, além de prêmios que totalizam R$220 mil, está divulgada no site www.festivalnacionaldacancao.com.br

Músicas Classificadas 2014 

(Divisão por ordem de apresentação/Clique para ampliar as imagens)




Programação do Festival Nacional da Cultura

 




0 comentários:

Postar um comentário