segunda-feira, 8 de setembro de 2014

Secretaria Municipal de Educação e Cultura promove desfile cívico em comemoração ao Dia da Independência


A Administração Municipal de Guapé, através da Secretaria Municipal de Educação e Cultura, promoveram na manhã deste último domingo (07/09) no Estádio Municipal Mário Tibúrcio, o Desfile Cívico em comemoração ao Dia da Independência. Estiveram presentes, o Prefeito de Guapé Luciano Maciel, vereadores, secretários municipais, representantes da Polícia Militar alunos, pais, professores das escolas participantes e a população em geral.

O evento contou com participação de todas as escolas do município: Escola Estadual Dr. Lauro Corrêa do Amaral, Escola Estadual Professor Antônio Passos Silva, Escola Estadual Dona Agostinha Flor de Maria, Escola Municipal de Aparecida do Sul, Pré-Escolar Municipal Sonho Meu, Escola Municipal Deputado Joaquim de Melo Freire (Santo Antônio), Escola Municipal Padre Anchieta (Araúna), Escola Municipal Prefeito José Procópio de Oliveira, APAE São Geraldo e Escola Municipal da Fazenda Soledade (Volta Grande).

O evento começou com as autoridades convidadas hasteando as bandeiras: O Sargento da Polícia Militar André Paulo da Silva (Hasteando a bandeira do Brasil), o Presidente da Câmara Municipal David José Fernandes (Hasteando a bandeira do estado de Minas Gerais) e o Prefeito Municipal Luciano Maciel (Hasteando a bandeira do município de Guapé).

A Fanfarra Municipal de Guapé abriu o desfile, seguida das escolas do município. Após o hasteamento das bandeiras e a execução do Hino Nacional, foram iniciadas apresentações individuais de cada escola onde foram abordados temas relacionados ao Civismo e a História do país. Todas as canções e hinos entoados no evento, teve a condução do Maestro e Professor de Música Luiz Henrique Del Rey.

Iniciando as apresentações, a Escola Estadual Dr. Lauro Corrêa do Amaral, fez uma homenagem à Marinha Brasileira, uma das três Forças Armadas do Brasil e a maior da América Latina. Os alunos entoaram o Hino da Marinha, a famosa canção cisne branco. Em seguida, a Escola Estadual Professor Antônio Passos Silva, representou o Exército Brasileiro que tem como patrono Luiz Alves de Lima e Silva, Duque de Caxias. Os alunos entoaram a canção do soldado.

Na sequência, a Escola Estadual Dona Agostinha Flor de Maria representou a Força Aérea Brasileira: uma das integrantes das Forças Armadas do nosso país e também a maior da América Latina. Os alunos cantaram o Hino dos Aviadores. A Escola Municipal de Aparecida do Sul teve como tema a Proclamação da República. A escola fez uma apresentação no palco tendo como fundo o Hino da Proclamação da República cantado por seus alunos.

Em seguida, o Pré-Escolar Municipal Sonho Meu, teve como tema os índios. A canção cantada pelos alunos foi entoada por toda a escola tendo representação simultânea no palco por alguns alunos. A Escola Municipal Deputado Joaquim de Melo Freire da comunidade de Santo Antônio, teve por sua vez como tema os Bandeirantes do Brasil.

A Escola Municipal Padre Anchieta do distrito de Araúna apresentou o tema que remete a um inconfidente: Tiradentes. Na sequência, a Escola Municipal Prefeito José Procópio de Oliveira, exaltou as diversas culturas do Brasil, através da música Aquarela do Brasil.

Os alunos da APAE de Guapé São Geraldo representaram a Abolição da Escravatura. A música tema levou o nome de “Abolição” e foi entoada pelos alunos com uma representação feita no palco. A última apresentação foi feita pela Escola Municipal da Fazenda Soledade da comunidade de Volta Grande, com o tema abordando a cultura predominante em nossa região: o café. Para finalizar o evento, todas as escolas entoaram o Hino da Independência.

Abaixo diversas fotos do evento (Clique para ampliar):


 
























 




 

0 comentários:

Postar um comentário