quarta-feira, 5 de novembro de 2014

Campanha de vacinação contra sarampo e poliomielite inicia em Guapé no próximo sábado




A Campanha de Vacinação contra Paralisia Infantil e Sarampo será iniciada em Guapé a partir deste próximo sábado (08/11). O objetivo da campanha é imunizar as crianças e manter o estado de eliminação da poliomielite no Brasil, evitando a disseminação dos casos de sarampo.

A vacina contra poliomielite (paralisia infantil) estará disponível para crianças a partir de seis meses até menores de cinco. A vacina para o sarampo, a faixa etária é de um ano até menores de cinco anos. Neste ano, o Dia D de Mobilização Nacional será realizado em dois momentos: no primeiro dia da campanha, 8 de novembro, e no dia 22.

A vacina oral poliomielite (VOP) é segura e são raras as reações associadas ao seu uso nas duas primeiras doses do esquema básico. Com a introdução da vacina inativada poliomielite (VIP) em 2012 substituindo estas duas primeiras doses, o risco é considerado baixíssimo. Quanto à vacina tríplice viral, são poucas as reações como febre ou dor no local da administração, sendo geralmente bem toleradas.

Não há contraindicação para a vacina contra a poliomielite. Mesmo as crianças que já se vacinaram em anos anteriores devem receber uma nova dose. Apenas não poderão ser vacinadas as crianças que estiverem com infecções agudas, com febre de 38ºc, ou que apresentaram alguma alergia ou reação a doses anteriores.


0 comentários:

Postar um comentário