terça-feira, 11 de novembro de 2014

Projeto “Cidade Verde” segue com resultados positivos


Aos poucos a cidade de Guapé vai ganhando vida com a implantação do projeto de arborização urbana “Cidade Verde”. Toda a implantação do projeto está sendo realizada de forma técnica seguindo todos os padrões de arborização, implantando espécies propícias para calçadas, sempre realizando antes uma vistoria técnica com o acompanhamento de um responsável do SAAE, para verificar possíveis encanamentos nas calçadas, afim de minimizar possíveis problemas futuros.

O Diretor Municipal de Meio Ambiente e Agronegócio Luciano Vilela Dutra ressaltou a importância do projeto, "A Educação Ambiental tem uma grande importância na construção de sociedades sustentáveis. É através dela que conseguimos criar às gerações presentes e futuras, a possibilidade de habitar num meio ambiente saudável. A Educação Ambiental torna-se o elemento transformador da existência humana, pensando nisso, estamos levando o projeto para dentro das escolas, realizando palestras de conscientização em conjunto com a Polícia do Meio Ambiente, Departamento de Meio Ambiente Municipal e CODEMA", afirmou.

Até o presente momento um total de 222 árvores foram plantadas na cidade em menos de dois meses de projeto, sendo elas nos seguintes bairros.

Bairro Cândido Barbosa:
Palestras na Escola Municipal José Procópio nos turnos matutino e vespertino.
Total de imóveis no bairro: 270
Total de mudas plantadas: 71
Total de 26,29% de adesão ao projeto.

Bairro Bela Vista:
Total de imóveis no bairro: 248
Total de árvores plantadas: 58
Total de 23,387% de adesão ao projeto.

Bairro Parque das Águas:
Total de imóveis no bairro: 114
Total de árvores plantadas: 34
Total de 29,82% de adesão

Praça Dr. Passos Maia (Em andamento):
Total de 10 árvores plantadas.

Bairro Vila Rica (Em andamento):
Total de 49 árvores plantadas.

Vandalismo


Apesar de todo esse resultado positivo, infelizmente também alguns dados entristecedores. Ação de vandalismo vem acontecendo onde o projeto está sendo implantado, furto de grades protetoras, danos a muda plantada, como a quebra da mesma.

"Pedimos encarecidamente que toda a população se una nessa causa que é de todos nós e denuncie caso presencie esse tipo de fato. O infrator que comete esse tipo de delito, além de faltar com respeito a natureza e ao morador que aderiu ao projeto, está prejudicando de forma direta todos nós moradores de Guapé, que buscamos melhorias na qualidade de vida em nossa presente, e futuras gerações", ressaltou o Coordenador do Projeto "Cidade Verde" Tiago Rodrigues.

Segue alguns dados negativos:


Bairro Cândido Barbosa:
19 árvores danificadas pela ação de vandalismo.
26,76% Destruídas.
03 Grades protetoras furtadas.

Bairro Bela Vista:
21 árvores danificadas pela ação de vandalismo.
36,20% Destruídas.

Bairro Parque das Águas e Vila Rica:
Nenhuma árvore danificada.

Semanalmente é feito um monitoramento em toda área já abrangida pelo projeto e caso não constatarmos o brotamento das mudas destruídas, as mesmas serão substituídas.

Quem destrói ou danifica, lesa ou maltrata, por qualquer modo ou meio, plantas de ornamentação de logradouros públicos ou em propriedades privadas alheias, comete crime ambiental penalizado nos termos do art. 49, da Lei 9.605/98. Caso presenciar atos de vandalismo notifique a secretaria de meio ambiente ou a polícia militar para coibir ou apurar a eventual ação.

E atenção moradores do bairro Cidade Nova, o projeto “Cidade Verde” já está iniciando os trabalhos em seu bairro. Caso o morador não seja encontrado no dia de nossas visitas e que queira aderir ao projeto, mais informações pelo telefone (35) 3856 1144.




0 comentários:

Postar um comentário