terça-feira, 16 de dezembro de 2014

Projeto Cidade Verde cria viveiros com materiais recicláveis


E aos poucos, com muito esforço e dedicação começa a brotar o resultado do trabalho do Projeto Cidade Verde. O programa Bem Viver, por meio de atos sustentáveis construiu um viveiro de mudas de árvores nativas e frutíferas, para dar continuidade em nossos projetos de trazer para Guapé um ambiente mais agradável e agregar melhor qualidade de vida para nossas presentes e futuras gerações.

Boa parte do viveiro foi construído reutilizando materiais considerados lixo pela sociedade, e grande problema para o meio ambiente. Ao entorno do viveiro, foi usado pneus recolhidos nas borracharias de Guapé. Material muito propício ao acúmulo de água que facilita a procriação de vetores transmissores de doenças que constituem importante causa de morbidade e mortalidade no Brasil e no mundo, sendo um dos principais problemas de saúde pública.

Na divisão do espaço dentro do viveiro foi reutilizado tábuas provenientes de demolição civil, que armazenadas ou descartadas de forma incorreta pode servir de abrigo e criadouro para escorpião e barbeiro.

“Primeiramente, é muito importante se lembrar que é preciso muito cuidado para descartar vernizes e tintas, bem como solventes utilizados durante a pintura, pois se descartados de maneira incorreta, podem prejudicar o meio ambiente. Isso porque serão absorvidos pelo solo, contaminando plantas e os lençóis freáticos, podendo causar até doenças aos animais e à população que tiver contato com a água”, ressaltou o Coordenador do Projeto "Cidade Verde" Tiago Rodrigues. A tinta usada na pintura dos pneus e tábuas veio de material doado pelo Diretor da Usina de Reciclagem Geraldo Figueiredo.

“Estamos produzindo mudas, a partir de sementes doadas e coletadas de espécies nativas de nosso bioma, garantindo assim um equilíbrio em nosso ecossistema local. O viveiro foi construído visando a sustentabilidade, e ao longo do projeto iremos receber visitas das escolas de nossa cidade para aulas em campo”, finalizou o Coordenador do Projeto "Cidade Verde" Tiago Rodrigues.

Parte da produção dessas mudas serão usadas para dar sequência em um trabalho contínuo de projetos ambientais na cidade de Guapé, garantindo assim melhorias significativas em nossa qualidade de vida. E a outra parte será vendida por um preço abaixo do de mercado, e sua renda será revertida em doação a Santa Casa de Misericórdia de Guapé.
 
 





0 comentários:

Postar um comentário