segunda-feira, 18 de maio de 2015

18 de Maio – Dia Nacional da Luta Antimanicomial


Por  Carla Cristina Rodrigues, 
Psicóloga responsável pelo Serviço de Saúde Mental em Guapé


O Brasil infelizmente tem marcado em sua história sanitária, o tratamento desumano prestado aos pacientes portadores de transtornos mentais. Os pacientes eram mantidos encarcerados, desrespeitados e tinham seus direitos humanos violados.

Na década de 80 as condições sub-humanas dos pacientes mantidos nos hospitais psiquiátricos passaram a ser denunciadas. Profissionais de saúde e grupos da sociedade civil avaliaram que o tratamento dedicado aos portadores de transtornos mentais era excludente, impedia qualquer possibilidade de cidadania e dignidade.

O dia 18 de maio foi escolhido para marcar a data na qual devemos reafirmar que os portadores de transtornos mentais merecem e têm direito a tratamento digno, cidadão e na própria comunidade.

A proposta a qual nosso município vem aderindo acertadamente é a de substituição do modelo hospitalocêntrico por uma rede de serviços descentralizada e diversificada, que favoreça o acesso aos usuários portadores de transtornos mentais ao sistema de saúde, diminuindo as internações psiquiátricas e auxiliando-os na reintegração familiar e comunitária.

O Serviço de Saúde Mental de Guapé tem sido reconhecido como modelo no atendimento dentro de um sistema básico, que funciona em parceria e colaboração com o Programa de Saúde da Família e outros setores. Além do atendimento clínico, visitas domiciliares, grupos, também foi implantado a Oficina Terapêutica de artesanato e recentemente de Horta.

Com o auxílio de pessoas da comunidade que têm atuado voluntariamente ensinando e auxiliando os participantes na confecção das peças, os pacientes podem exercer livremente sua criatividade, elaborar suas questões afetivas e ainda sentir-se útil ao finalizar uma produção concreta. As peças prontas são colocadas no comércio local e o valor arrecadado é revertido em prol da própria oficina terapêutica e atividades de lazer com usuários do Serviço de Saúde Mental.


Confira abaixo algumas fotos do trabalho que vem sendo realizado pelo Serviço de Saúde Mental de Guapé:

Participantes da oficina terapêutica e técnicos



Sarau de poesia da Saúde Mental



Grupo de relaxamento



Oficina terapêutica de horta



Peças produzidas em nossa oficina no ano de 2015



Peças produzidas em nossa oficina no ano de 2015


0 comentários:

Postar um comentário