terça-feira, 2 de junho de 2015

Projeto Educação Patrimonial realiza capacitações com educadores em Guapé


A Prefeitura Municipal através da Coordenadoria de Cultura e Patrimônio Histórico realizou no dia 28 de maio de 2014 o treinamento com os professores das Escolas Públicas Escola Estadual Dr. Lauro Correia do Amaral e Escola Municipal Prefeito José Procópio de Oliveira, situadas no centro urbano de Guapé, a Escola Municipal Deputado Joaquim de Melo Freire (Santo Antônio das Posses) e Escola Municipal de Aparecida do Sul (Aparecida do Sul) para o a realização do projeto de educação patrimonial – Educar 2015.

O treinamento foi realizado na sede da Secretaria de Educação e Cultural e todos se mostraram ansiosos para dar inícios as atividades que envolverão os bens patrimoniais tombados de Guapé: Bangalô, Sino da antiga Igreja Matriz e Parque Ecológico do Paredão, além de bens inventariados no município.

Preservação do Patrimônio Cultural

Ainda como ação de capacitação, foi realizado na sede da Câmara Municipal de Guapé, no dia 29 de maio de 2014 pela Prefeitura Municipal através da Coordenadoria de Cultura e Patrimônio Histórico, o curso “Preservação do Patrimônio Cultural” ministrado pela Assessora do patrimônio cultural Cláudia Morais Neves, que abordou desde os conceitos ligados ao patrimônio, o inventário, tombamento de bens materiais e registro de bens imateriais até a gestão do Fundo Municipal do Patrimônio Cultural (FUMPAC).

Estiveram presentes representantes da Câmara Municipal, Conselho Deliberativo do Patrimônio Cultural, funcionários públicos da Prefeitura Municipal, os representantes dos ternos de congo e moçambique do município, uma representante da ONG Pró-Guapé e gestor do Parque Ecológico do Paredão. O curso foi realizado durante o período da manhã e contou com a participação de todos os presentes que puderam discutir sobre a gestão do patrimônio local e esclarecer dúvidas.

A Coordenadora Municipal de Cultura e Patrimônio Histórico Maiza Soares comentou sobre as capacitações e suas boas consequências; “O resultado da ação foi positivo e mostra uma nova postura da gestão municipal frente ao patrimônio cultural do município que retomou suas atividades em 2014 traçando novos rumos para a valorização da identidade de seus munícipes”.

0 comentários:

Postar um comentário