segunda-feira, 13 de julho de 2015

Projeto Expresso da Vida é realizado com sucesso em Guapé


A Prefeitura Municipal de Guapé através da Secretaria Municipal de Saúde promoveu na última semana, um projeto direcionado para as mulheres: o Expresso pela Vida. O projeto consiste em um caminhão com o aparelho para realização de exames de mamografia, parte do Projeto Buscando Vidas do Hospital do Câncer de Passos e do Instituto AVON.

O caminhão de mamografia esteve em Guapé entre os dias 06 à 10 de julho, com o objetivo de diagnóstico precoce do câncer de mama com prioridade para as mulheres da zona rural, com alto risco e que nunca realizaram o exame de mamografia. Foram realizadas 180 mamografias, de mulheres cadastradas nos ESFs (Equipe Saúde da Família) Dona Quita (Volta Grande), Maria da Conceição Barbosa (Santo Antônio das Posses) e Aparecida do Sul.

Antes das realizações dos exames, foi montado no Centro Pastoral, um local especial para as mulheres, com diversos atrativos. Palestras: Através de uma especialista, as mulheres puderam assistir uma palestra, sobre os riscos e cuidados para evitar o câncer de mama; “Cantinho da Beleza”: um espaço onde as mulheres cuidavam da pele e recebiam maquiagem através de uma maquiadora profissional; Refeição: Após as palestras, foi servido um lanche para todas as mulheres presentes.

A ação só foi concretizada graças aos esforços de toda a equipe de saúde em especial dos ESFs e NASF, além da monitora voluntária de maquiagem Gislaine Borges que não mediu esforços para realizar um "cantinho da beleza", para todas as mulheres que ali passaram.

Caminhão de Mamografia do Governo Estadual

Dando sequência na campanha contra o câncer de mama, o caminhão da mamografia do estado estará em Guapé no período 05 à 21 de agosto de 2015, onde realizará todas as mamografias na faixa etária 50 a 69 anos preconizado pelo Ministério da Saúde.






 

 


0 comentários:

Postar um comentário