segunda-feira, 17 de agosto de 2015

Campanha de Vacinação contra a Paralisia Infantil é iniciada em Guapé com mobilização


A Secretaria Municipal de Saúde através da Coordenação de Vigilância em Saúde promoveu na última sexta-feira (14/08), uma mobilização da Campanha de Vacinação contra a Poliomielite (Paralisia Infantil). A ação para chamar atenção da população para a importância desta campanha, foi feita através de uma passeata.

O trajeto da passeata teve saída da sala de vacina na Rua Leopoldina Maia nº825 às 08 horas, passando em frente à sede da Prefeitura Municipal, descendo em frente à Igreja Matriz, seguindo pela Avenida Brasil, subindo a Rua 3 de Fevereiro encerrando em frente o Centro Municipal de Educação Infantil (CEMEI).

Campanha de Vacinação

A Secretaria Municipal de Saúde de Guapé iniciou no último sábado (15/08), a Campanha de Vacinação contra a Paralisia Infantil. O público alvo é composto por crianças de 6 meses a 4 anos 11meses e 29 dias. A imunização acontece até o dia 31 de agosto, como parte da Campanha Nacional de Vacinação contra a Paralisia Infantil.

É válido ressaltar a importância de os responsáveis levarem a caderneta de vacinação, para que os profissionais possam avaliar se a criança deixou de receber alguma vacina do calendário do SUS. Na área rural, equipes volantes estarão percorrendo as comunidades nos dias 14, 17, 18, 19, 20 e 21 de agosto. Confira abaixo, a programação na zona rural:

14/08 – 8h00: Araúna
17/08 – 8h00: Capoeirinha, Campestre, Mata e Ponte Funda
18/08 – 8h00: Volta Grande e Areias
19/08 – 8h00: Santa Bárbara, Paineiras, Vargem e Pereiras
20/08 – 8h00: Boa Vista e Aguiar
21/08 – 8h00: Alazão, São Judas, Pedra Vermelha e Barreirinho

Importância da Vacinação


Segundo o Ministério da Saúde, não existe tratamento contra a poliomielite, por isso a importância da prevenção. A vacina só é contraindicada para crianças com infecção aguda, com febre acima de 38º C ou com hipersensibilidade a algum componente da vacina.

Faz 26 anos que o Brasil não tem casos de paralisia infantil. Mesmo assim, segundo a Organização Mundial da Saúde, nove países registraram casos da doença nos últimos dois anos. Em três países, Nigéria, Paquistão e Afeganistão, a poliomielite é endêmica.“É fundamental que as nossas crianças continuem sendo vacinadas para que não tenhamos a reintrodução do vírus no pais”, disse a coordenadora do programa nacional de imunizações, Carla Domingues.

A poliomielite é uma doença infectocontagiosa grave. Na maioria dos casos, não leva a morte, mas deixa sequelas no sistema nervoso como paralisia irreversível, principalmente nas pernas. A doença é causada pelo poliovírus e a infecção se dá, principalmente, por via oral.
 






0 comentários:

Postar um comentário