segunda-feira, 24 de agosto de 2015

Etapa do FENAC e atrações culturais tomam conta de Guapé durante fim de semana



Muita emoção na quinta etapa classificatória do 45° Festival Nacional da Canção (FENAC), o maior festival de música do Brasil, que aconteceu em Guapé nesse último fim de semana. O público lotou a Praça Dr. Passos Maia e mais cinco músicas foram classificadas para as semifinais em Boa Esperança nos dias 04 e 05/09.

Quatro delas são de Minas Gerais, duas da capital mineira: “Boca da Noite” interpretada por Laís Lacôrte e “Versos de Liberdade. Esse trem, esse uai” de Cláudio Fraga. De Araguari passou a canção “Décimo Reis” de Luiz Salgado e de Divinópolis “Marias”, interpretada por Gê Lara e Luiza Lara. Já de Avaré, SP, foi a música “Amor e Êxtase” interpretada por Vanessa Reis. Todas essas canções já receberam no mínimo 2.500 reais.

No total o 45º FENAC, que é dedicado ao compositor mineiro Fernando Brant que morreu em junho deste ano, vai distribuir 250 mil reais e entregará o troféu Lamartine Babo ao grande vencedor. Ao todo são seis etapas classificatórias. O Festival Nacional da Canção já passou por São Lourenço, Extrema, Varginha, São Thomé das Letras e Guapé. Na próxima semana o evento vai estar em Três Pontas (28 e 29/08) e em seguida Boa Esperança (04,05 e 06/09), onde acontecem as semifinais e grande final do FENAC.

Festival Nacional da Cultura

Além do FENAC, Guapé também recebeu o 6° Festival Nacional da Cultura. A arte tomou conta da Praça da Matriz durante sexta e sábado (21 e 22/08). O público prestigiou o que há de melhor na música clássica, teatro, dança e espetáculo circense.

Os projetos sociais da Prefeitura Municipal de Guapé foram parte da programação cultural do evento. Na sexta-feira, o Projeto Coral de Vozes, conduzido pelo maestro e professor de música, Luís Henrique Lorenzetto Del Rey se apresentou com alunos da Escola Estadual Antônio Passos Silva e membros do Grupo Vida Ativa. Na sequência, o Maestro Del Rey conduziu a apresentação do Coral Cênico, levando belas canções ao público presente.

Em seguida, foi a vez do Projeto Educart, conduzido pela professora de ballet Raquel Dutra Corrêa, se apresentar para os guapeenses e turistas, encantando com a magia da dança. Outra atração guapeense que se apresentou no Festival Nacional da Cultura foi a Lira Maestro João Novato, no sábado.

E não parou por aí, este ano a responsabilidade ambiental ganhou espaço em meio as atrações do evento com o projeto “Água e energia elétrica: EnCurta essa Onda”, patrocinado pela Cemig e que visa conscientizar sobre a importância da economia de água e luz. Houve distribuição de mudas e plantio de árvores, concurso de poesia e apresentação de teatro sobre o tema.

























0 comentários:

Postar um comentário