quarta-feira, 9 de setembro de 2015

Campanha de Vacinação contra raiva começa neste próximo sábado na zona urbana


A Secretaria Municipal de Saúde, através do Departamento de Vigilância em Saúde, estará realizando a Campanha de Vacinação contra raiva em cães e gatos nos próximos sábados (12 e 19 de setembro) na zona urbana de Guapé. Abaixo, confira detalhadamente os locais e horários que serão realizados as vacinações:

12/09 (Sábado) – 08h00 as 11h00: Cândido Barbosa (Escola Prefeito José Procópio de Oliveira)
12/09 (Sábado) – 08h00 as 11h00: Praça Monsenhor João Oenning
12/09 (Sábado) – 12h00 as 15h00: Cidade Nova (Próximo à Vila)
12/09 (Sábado) – 12h00 as 15h00: Sapolândia (Próximo ao cemitério)
19/09 (Sábado) – 08h00 as 14h00: Praça Dr. Passos Maia


A importância da vacina antirrábica

A raiva é uma zoonose (doença transmitida pelos animais ao homem) de letalidade elevada, chegando a 100% nos animais que desenvolvem sintomas da doença. Por este motivo, apesar da redução dos casos de raiva canina e felina no país, ainda é extremamente necessário vacinar os animais de companhia.

Cães e os gatos, em especial os que habitam em áreas rurais e que vivem em residências próximas a estes locais estão mais propensos a contatos com morcegos e canídeos silvestres, por isso, os proprietários devem estar atentos à vacinação anual. A prevenção ainda é a melhor forma de proteger o animal e o homem.

Contágio e sintomas

A transmissão da raiva ocorre, principalmente, por meio da mordida de um animal infectado com o vírus e que esteja eliminando-o pela saliva. Há duas formas de raiva canina: a furiosa, que se caracteriza por inquietação, tendência ao ataque, anorexia pela dificuldade de deglutição e latido bitonal, e a forma muda, com inquietação, ausência de ataque e tendência a se esconder.

No Brasil, cães e gatos são importantes na transmissão da raiva para o homem, principalmente devido à sua proximidade com as pessoas. Os animais podem se infectar após serem mordidos por um cão raivoso (mais comum no caso dos cães) ou por hábitos de caça, que acabam fazendo com que os gatos se contaminem ao capturarem morcegos.

Depois do contato com outro animal raivoso, o bicho pode levar de alguns dias até meses para desenvolver os sintomas. Após seu aparecimento, a doença costuma evoluir de forma rápida, variando de um a 11 dias, e o animal morre por paralisia respiratória. A consulta periódica a um médico veterinário auxilia na prevenção de outros tipos de doença tão perigosa quanto a raiva.

0 comentários:

Postar um comentário